Dia de mobilização para eventos de ação desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero Brasil em 2021, e que faz parte de outras ações do calendário pedagógico. Que além de contar com o dia Lixo zero conta com a Semana Lixo Zero, encontro lixo zero, Atitude cidadã entre outros momentos
O dia lixo zero, sendo um dia de ação em prol do meio ambiente e do cuidado com os resíduos, contará com: campanhas, drive thru, oficinas, bazares, diagnósticos de resíduos (limpeza) e campanhas de coleta.
Em 2021 foram 140 cidades inscritas e na edição de 2022: 63 cidades inscritas.
A meta de 2023 é contar com mais de 200 cidades e 5000 pessoas envolvidas.
Dia Internacional do Lixo Zero
O Dia Internacional do Lixo Zero visa promover padrões sustentáveis de consumo e produção, apoiar a mudança social para a circularidade e aumentar a conscientização sobre como as iniciativas de lixo zero contribuem para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O setor de resíduos contribui significativamente para a tripla crise planetária das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade e natureza e da poluição.
A humanidade gera cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos anualmente, dos quais apenas 55% são gerenciados em instalações controladas. Todos os anos, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas e até 14 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos ecossistemas aquáticos.
As iniciativas de desperdício zero podem promover uma boa gestão de resíduos e minimizar e prevenir o desperdício, ajudando a enfrentar a tripla crise planetária, proteger o meio ambiente, melhorar a segurança alimentar e melhorar a saúde e o bem-estar humanos.
Adotando o Lixo Zero
Uma abordagem de desperdício zero implica a produção, o consumo e a eliminação responsáveis dos produtos num sistema fechado e circular. Isso significa que os recursos são reutilizados ou recuperados o máximo possível e que minimizamos a poluição do ar, da terra ou da água.
Alcançar o Lixo Zero requer ação em todos os níveis.
Os produtos devem ser projetados para serem duráveis e exigirem menos materiais e de baixo impacto. Ao optar por métodos de produção e transporte menos intensivos em recursos, os fabricantes podem limitar ainda mais a poluição e os resíduos.
A publicidade e a gestão de perto da procura podem permitir ainda mais o Lixo Zero ao longo dos ciclos de vida dos produtos.
Os consumidores também podem desempenhar um papel fundamental na viabilização do desperdício zero, mudando hábitos e reutilizando e reparando os produtos, tanto quanto possível, antes de descartá-los adequadamente.
Com governos, comunidades, indústrias e outras partes interessadas reconhecendo cada vez mais o potencial das iniciativas de desperdício zero, reforçando a gestão de resíduos e melhorando os sistemas de recuperação por meio de finanças e formulação de políticas.
A Estratégia Global para o Consumo e Produção Sustentáveis pode orientar esta transição. Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, Estados-Membros e partes interessadas, a estratégia apela à adoção de objetivos de consumo e produção sustentáveis em todos os setores até 2030.
Saiba mais sobre
Em 14 de dezembro de 2022, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução em sua septuagésima sétima sessão para proclamar 30 de março como o Dia Internacional do Lixo Zero, a ser observado anualmente. Türkiye, com outros 105 países, apresentou a resolução. Segue-se outras resoluções centradas nos resíduos, incluindo «Acabar com a poluição por plásticos: rumo a um instrumento juridicamente vinculativo a nível internacional», adotadas na Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente em 2 de março de 2022.
Durante o Dia Internacional do Lixo Zero, os Estados-Membros, as organizações do sistema das Nações Unidas, a sociedade civil, o setor privado, a academia, a juventude e outras partes interessadas são convidados a participar de atividades destinadas a aumentar a conscientização sobre as iniciativas nacionais, subnacionais, regionais e locais de desperdício zero e sua contribuição para alcançar o desenvolvimento sustentável.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) facilitam conjuntamente a observância do Dia Internacional do Lixo Zero.
Promover iniciativas de desperdício zero através deste dia internacional pode ajudar a avançar todos os objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12. Esses objetivos abordam todas as formas de desperdício, incluindo perda e desperdício de alimentos, extração de recursos naturais e lixo eletrônico.
Saiba mais sobre como fazer parte desse movimento, acesse nossos cursos da Academia Lixo Zero e fique por dentro no movimento lixo zero no Brasil.
Fonte:
Home – United Nations Sustainable Development
https://www.unep.org/events/un-day/international-day-zero-waste-2023
Lixo zero nas escolas: Transformando o ambiente educacional para um futuro sustentável
O conceito de lixo zero vem ganhando força em diversas áreas da sociedade, e a educação não fica de fora dessa mudança. Escolas, como ambientes
Missão Lixo Zero Florianópolis 2024: Imersão em sustentabilidade e gestão de resíduos
Se você busca uma experiência transformadora em sustentabilidade e gestão de resíduos, a Missão Lixo Zero Florianópolis será o seu melhor investimento para Outubro. Organizada
Missão Lixo Zero Itália 2024: Cronograma completo e oportunidades para implementar a economia circular no Brasil
A sustentabilidade já não é mais uma escolha, mas uma necessidade estratégica para empresas e municípios que desejam reduzir custos, aumentar a eficiência e, claro,