Quais as 5 diferenças entre um empreendedor socioambiental e um empreendedor comum
Empreender hoje no Brasil não é uma tarefa fácil e tranquila de se fazer, todos passam por questões de dificuldade de crescimento, falta de demanda, impostos, além de contas diversas que aparecem. Imagine agora, se além dessa questão, você tivesse que destinar parte do seu lucro para instituições carentes, ou usasse ele todo com objetivo de aumentar seu impacto social ou ambiental?
Pois então, diversos empreendedores estão embarcando nessa jornada, de encarar todas as dificuldades padrões de um empreendedor, não olhar apenas para os benefícios futuros de lucro e crescimento e buscar o benefício de algo ou alguém que está realmente precisando, mas não está recebendo.
Diferenciar um empreendedor socioambiental de um empreendedor comum não é diminuir um e aumentar outro. Um acrescenta ao outro, relatando alguns pontos que podem ser levados em consideração para que possamos olhar para essas pessoas que estão doando seu tempo, inteligência e aptidões para resolver questões de grande impacto para a sociedade.
Algumas diferenças entre um empreendedor comum e um empreendedor socioambiental:
O empreendedor comum atende demandas do setor privado e público, já o empreendedor socioambiental atende demandas sistêmicas de problemas sociais ou ambientais, como população carente, questões relacionadas ao lixo, entre outros.
O objetivo do empreendedor socioambiental é o impacto no planeta, este não vai medir esforços para ver o impacto do seu negócio acontecer de verdade, a mudança seja social ou ambiental se realiza. Já do empreendedor comum é o lucro e crescimento de receita, mesmo que o lucro esteja presente em ambos.
O empreendedor comum tem ações sociais e ambientais como atividades extras, o empreendedor socioambiental tem como foco.
A oportunidade de um empreendedor comum está na demanda do mercado, a oportunidade do empreendedor socioambiental esta em problemas da sociedade.
Dinheiro x altruísmo.
Texto: Mateus Peçanha