Papel higiênico. Usamos todos os dias sem pensar duas vezes. Os EUA são o maior consumidor de papel higiênico do mundo; a cada ano, a média familiar equivale a cerca de 409 rolos.
Mas há um lado obscuro nessa necessidade cotidiana. Nem sempre o papel higiênico é produzido de forma sustentável.
De acordo com um relatório do National Resources Defense Council (NRDC) chamado “The Issue With Tissue”, grandes marcas de papel higiênico – incluindo Charmin e Kirkland Signature – estão arruinando o meio ambiente usando árvores recém-cortadas para fazer seus produtos.
Todos os dias, 27.000 árvores são cortadas para produzir papel higiênico. Mas há uma alternativa mais sustentável: o bambu.
Por que escolher o bambu?
O bambu é a planta que mais cresce no planeta — pode crescer até 1 metro no espaço de 24 horas, sem a necessidade de fertilizantes ou pesticidas. Ele não precisa ser replantado e pode ser colhido apenas uma vez por ano. Não requer tanta água quanto árvores de madeira e devolve ao meio ambiente 35% mais oxigênio que uma planta comum.
Também fornece excelente controle de erosão do solo. As raízes do bambu se espalham, formando uma barreira à erosão, ajudando o solo a reter seus nutrientes.
Além disso, o bambu também é gentil com seu bumbum, porque é super macio.
O Reel Paper é livre de plástico e sustentável.
A marca Reel Paper, com sede na Califórnia, usa bambu para fazer seu papel higiênico triplo, sem plástico e biodegradável. Ao comprar o Reel Paper ao invés de marcas tradicionais, você está ajudando a reduzir o desmatamento.
De acordo com a NRDC (Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos Estados Unidos), o uso de papel higiênico, nos EUA, está tendo um impacto “dramático” nas florestas, particularmente na floresta boreal do Canadá, que abriga 600 comunidades indígenas e cobre quase 60% do país.
Além de proporcionar um lar para as pessoas e a vida selvagem, a floresta é importante na luta contra a crise climática, uma vez que pode absorver, anualmente, os poluentes equivalentes à emissão de 24 milhões de carros. Mas desde 1996, cerca de 28 milhões de acres foram cortados. Vinte e três por cento das exportações da floresta são de celulose virgem – um dos principais ingredientes do papel higiênico.
“Com mais de 27.000 árvores sendo cortadas diariamente para fazer papel higiênico, nos sentimos obrigados a fazer algo a ver com isso”, disse o cofundador da Reel Paper, Derin Oyekan, ao LIVEKINDLY.
“Começamos a Reel para apresentar uma opção mais sustentável e amigável ao Planeta Terra para fazer algo que quase todos usam”, continuou. “Estamos apenas começando nossa missão de convencer pessoas a parar de usar produtos à base de papel de árvore.”
SOIL Haiti
Ao escolher a Reel Paper, você também está apoiando uma organização sem fins lucrativos chamada SOIL Haiti. A parceira da marca trabalha para remover resíduos e fornecer banheiros para comunidades que precisam. Segundo a organização, no Haiti, apenas 30% da população tem acesso ao saneamento básico.
De acordo com as Nações Unidas, 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem sem saneamento seguro, que é um “banheiro higiênico privado, onde podem ser descartados, com segurança, os dejetos das pessoas”. Isso pode levar muitos a defecar fora, contribuindo para a transmissão de doenças, incluindo a cólera.
O trabalho da SOIL Haiti ajuda a prevenir a propagação de doenças transmitidas pela água, protegendo, também, ecossistemas aquáticos vulneráveis. Os resíduos coletados pela organização sem fins lucrativos são tratados com segurança e transformados em adubo, que é então vendido para apoiar projetos de reflorestamento e combate às mudanças climáticas.
“Não poderíamos estar mais orgulhosos de nosso trabalho com a SOIL”, disse Michael McGarry, gerente de marca da Reel Paper. “Eles não só estão fornecendo acesso a banheiros muito necessários para os necessitados, mas também estão transformando resíduos em fertilizantes úteis utilizados pelos agricultores locais para cultivar alimentos para suas comunidades.”
Disponível em pacotes de 24 unidades, a Reel Paper entrega seus rolos direto na sua porta, então a marca não apenas é melhor para o planeta e para as pessoas, mas também é conveniente.
Uma caixa custa US$29.99. Se você quiser se inscrever, você pode escolher entre planos de 4, 8 ou doze semanas, que podem ser pausados ou cancelados a qualquer momento. Confira a marca aqui.
Redação: Charlotte Pointing