O aumento do consumo de recursos inevitavelmente resulta na geração de resíduos
Cidades ao redor do mundo estão se expandindo rapidamente, consumindo grandes quantidades de recursos (por exemplo, materiais de construção, alimentos, água potável, gás, petróleo, eletricidade) que alimentam suas economias em expansão.
Com as cidades sendo sistemas termodinâmicos, uma consequência inevitável do consumo implacável de recursos são os resíduos, águas residuais e ar poluído.
As inovações tecnológicas do passado não diminuíram a taxa de consumo de recursos, o que levanta a preocupação de que melhorar a eficiência pode não ser a solução definitiva para permitir uma vida boa para todos dentro dos limites do planeta.
Sistemas eficazes devem ser estabelecidos para atender às necessidades humanas e, em seguida, otimizados para eficiência ambiental
A natureza dos sistemas circulares exige um esforço coletivo de todas as partes interessadas no ciclo de vida do produto, incluindo empresas, consumidores e governos.
Existe um potencial para integrar lições das ciências comportamentais para projetar intervenções comportamentais a fim de melhorar a gestão de lixo eletrônico e, assim, promover uma economia mais circular.
É preciso haver interação entre empresas, consumidores, formuladores de políticas e pesquisadores sobre soluções aprimoradas de reutilização e recuperação para uma economia circular.
As empresas devem ser mais responsáveis e desenvolver novos modelos de negócios que transformem substâncias cinzas em variantes de produtos, em vez de usar materiais virgens.
Os consumidores podem maximizar a coleta separada de materiais e optar por ações ecologicamente corretas.
Os pesquisadores podem apoiar essa transição verde melhorando as habilidades de comunicação e fornecendo análises quantitativas capazes de mostrar os benefícios potenciais.
Para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), é necessário um trabalho árduo coletivo entre pesquisadores, tomadores de decisão e a comunidade local para executar uma abordagem inovadora que ajude a aliviar a pobreza e a conservação de recursos.
Inclua a sustentabilidade na sua Gestão e no seu currículo, faça sua parte.
Nossa missão é difundir o conceito Lixo Zero em todas as esferas da sociedade e formar multiplicadores para transformar o nosso planeta.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre todos nossos projetos e cursos.
Conheça todos os cursos disponíveis clicando aqui .
Agregue valor na sua carreira ambiental, acrescente o Conceito Lixo Zero na sua jornada profissional.
Fonte:
Awasthi, A. K., Cheela, V. S., D’Adamo, I., Iacovidou, E., Islam, M. R., Johnson, M., … & Li, J. (2021). Zero waste approach towards a sustainable waste management. Resources, Environment and Sustainability, 3, 100014.
Confira o Webinar Indústria Lixo Zero: Globokraft como exemplo de sustentabilidade na indústria de Embalagens
No dia 05 de setembro, foi realizado o Webinar Indústria Lixo Zero, com o objetivo de discutir práticas sustentáveis no setor industrial, com ênfase na
COP 30 em Belém do Pará: Um passo decisivo para a sustentabilidade local e global
A COP 30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, representa uma oportunidade única para a cidade demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade.
A importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e como a Academia Lixo Zero pode transformar sua empresa
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) constitui uma iniciativa de alta relevância para a promoção da saúde e segurança ocupacional. Anualmente,