A logística reversa é uma ferramenta utilizada para que produtos retornem aos seus respectivos fabricantes e com isso, tenham um destino ambientalmente correto. Nesta processo o fabricante é o responsável pelo destino final do resíduo, eliminando problemas na cadeia de reciclagem.
Alguns produtos foram dados como mais importantes nessa cadeia como embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, lâmpadas, óleo, pneus.
É interessante como cada vez mais a logística reversa está sendo implementada para diversos produtos e por isso, num futuro breve, a logística reversa dos materiais será exigida por lei e até para obtenção de licenças ambientais e alvarás. Um caso desse avanço, é o caso do vidro, que está atualmente em processo de consulta pública para a aplicação em todo território nacional.
Outro exemplo de lei, que ja foi aprovado é o caso de São Paulo, a Lei 17.471 de 2020, que estabelece obrigatoriedade de logística reversa para embalagens de plástico, vidro, papelão, tetrapack, entre outros.
Um dos grandes motivos para pensar na logística reversa é a questão de posicionamento frente ao mercado, clientes e fornecedores, e até concorrentes. A aplicação correta de padrões ambientais pré estabelecidos demonstra o cuidado com o externo (planeta) e consequentemente com o interno também, que é o cuidado e zelo pelos processos da empresa.
E você sabia que a logística reversa pode reduzir custos das empresas que praticarem? Mas como? As empresas que aplicarem corretamente a logística reversa dos seus materiais, poderão utilizar os mesmos no processo fabril novamente, aqueles que forem reciclados, com isso, reduzindo a quantidade de matéria prima virgem, e reduzindo o custo da produção.
Apesar de tantas informações a respeito, a aplicação da lei para logística reversa ainda é pouco discutida. Porém ja existe a obrigatoriedade desde 2010, e ainda são consideradas empresas inovadoras aquelas que iniciam esse processo! No entanto, diversas leis tanto a nível estadual e federal, estão criando força e regulamentando cada vez mais, fazendo com que a cobrança para a aplicação da logística reversa, seja cada vez mais concretizada.