Partindo do pressuposto que a palavra empreendedorismo é entendida e relacionada com empresa, vendas, dinheiro e lucro, como alinhar ao conceito de socioambiental? Uma vez que socioambiental está atrelada à responsabilidade sobre o impacto da ação humana para a sociedade, natureza e o planeta como um todo. Pois bem, parece contraditório visto que o desenvolvimento da sociedade até então tinha como foco lucro financeiro, individual, sem preocupação com as questões sociais, econômicas e ambientais de forma global. Alguns exemplos disso estão relacionados às Mudanças Climáticas, aos danos à natureza, o excesso de lixo, a crueldade com pessoas e animais para produção de coisas que foi dada como necessidade, mas que nem sempre são.
Não é de hoje, já faz muito tempo que os povos tradicionais, cientistas da natureza e social têm tratado sobre esse assunto, que muitas vezes parece utópico. Afinal, como fomentar o desenvolvimento e ao mesmo tempo não causar impacto negativo no meio ambiente? É realmente algo difícil, principalmente se a gente não parar para refletir e repensar sobre os nossos hábitos. Não olhar o mundo como um todo, por um viés mais social, não se colocar no lugar do outro. E não entender que somos parte da natureza, ao mesmo tempo que necessitamos de tudo que provêm da natureza.
Sobretudo, diante dos problemas relacionados ao aquecimento global ou melhor dizendo, as mudanças climáticas, finalmente a sociedade tem acordado para a realidade. Ou seja, demorou, mas chegou o momento em que as pessoas estão se conscientizando sobre o impacto humano na natureza, sobre os danos causados à própria humanidade e as séries de consequências das mudanças climáticas. Portanto, se faz necessário repensar no desenvolvimento da sociedade em harmonia com a natureza, tendo em vista os pilares da sustentabilidade. Praticar e promover ações de empreendedorismo alinhadas ao conceito Lixo Zero, a impacto positivo para todo o meio ambiente (isso inclui, animais, humanidade e toda a natureza).
Pensando nisso, esse texto tem como foco propor uma reflexão e um pouco de clareza sobre as possibilidades de empreendedorismo alinhada ao desenvolvimento de forma sustentável para todos. Isso inclui, o empreendedor, as pessoas que disponibilizam a força de trabalho para a cadeia produtiva, o consumidor, e o impacto no meio ambiente de pré a pós consumo.
Para isso, vamos começar mostrando o significado das palavras Empreendedorismo e Socioambiental:
“Empreendedorismo: Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos.
conjunto de conhecimentos relacionados a essa forma de agir.”
“Socioambiental: Refere-se aos problemas e processos sociais, tendo em conta sua relação com o meio ambiente: desenvolvimento socioambiental.
Responsabilidade dos indivíduos por suas ações que afetam o ambiente. Qual é a nossa?
Responsabilidade Socioambiental. Comprometimento, geralmente das empresas, com o meio ambiente, por exemplo, através da reutilização, do reaproveitamento ou da reciclagem de materiais.”
Portanto, empreender não é necessariamente uma ação voltada ao lucro, a vendas, a empresa. Empreender é idealizar, colocar projetos em prática, é buscar soluções. Já o socioambiental é justamente ter responsabilidade nas questões sociais, econômicas, políticas e ambientais, praticar ações sustentáveis. Logo, o empreendedorismo socioambiental visa desenvolver projetos responsáveis e comprometidos com todos esses fatores da sustentabilidade. Empreender com propósito maior que o próprio lucro, pensando no coletivo. Empreender de forma responsável com todos que estão envolvidos na produção e no consumo. Empreendedorismo socioambiental é propor soluções pensando no impacto do seu negócio, serviço ou produto para o meio ambiente, para a comunidade local e global. É empreender fomentando na economia circular, é empreender em harmonia com o ambiente todo, entendendo que somos parte da natureza e necessitamos da natureza.
Empresas sustentáveis é benefício para todos
Parece novidade, mas já existem empresas com foco no desenvolvimento sustentável, que têm responsabilidade no pré e pós consumo, com foco em toda a cadeia produtiva. Há pessoas empreendendo com propósito socioambiental, empresas sustentáveis alinhadas ao respeito e cuidado com a natureza, sem crueldade aos animais, rumo ao lixo zero, com economia circular, com logística reversa. O mundo vem cada vez mais se dando conta que a inserção em um estilo de vida mais sustentável é necessário. Afinal, as previsões sobre o futuro do nosso planeta para a nossa sobrevivência não são nada boas.
“O sentimento de perder o mundo, agora, é coletivo”
“O problema é esse sentimento de perder o mundo. Já existia antes, mas eram os artistas, os poetas, que o sentiam. Agora é um sentimento coletivo.” Bruno Latour, antropólogo e filósofo francês
Caso se interesse por empreendedorismo socio ambiental, quer aprender mais e colocar em prática, clique abaixo: