Em 2003, a cidade de Kamikatsu, no sudoeste do Japão, estabeleceu a meta de se tornar a primeira cidade do país sem desperdício, capaz de reaproveitar todo o lixo produzido. O processo de reciclagem local tornou-se famoso por separar os dejetos em 45 categorias, e hoje a cidade já reaproveita 80% de todo o lixo que gera – e o coração dessa importante empreitada é o Kamikatsu Zero Waste Center, a central de reciclagem da cidade, uma incrível construção onde o lixo é trabalhado e reciclado, e cujo próprio – incrível – prédio também foi feito reaproveitando materiais.
A sede no local foi projetada pelo arquiteto japonês Hiroshi Nakamura e, no processo de upcycling aplicado à construção e à arquitetura, reutilizou os mais incríveis materiais – incluindo 700 janelas que criam a mais incrível fachada para o centro. O vão central da construção é aberto para funcionar como uma espécie de drive-thru, através do qual os moradores podem entrar com seus veículos e entregarem materiais para serem reciclados. Dentro do prédio, outros objetos indesejados podem ser depositados, mas também levados gratuitamente, caso alguém encontre algo que precise, que tenha sido deixado por outra pessoa para ser reciclado ou reaproveitado.
Segundo o site do Kamikatsu Zero Waste Center, questionar-se é o primeiro passo para alcançar uma sociedade livre de desperdício, como um verdadeiro lema.
“Por que comprar algo? Por que jogar fora?”, diz o site.
Não é por acaso, portanto, que o edifício tenha sido construído no perfeito formato de um ponto de interrogação, localizado a cerca de 45 minutos de carro do centro da cidade de Tokushima. O centro também possui um pequeno hotel de quatro quartos, igualmente construído com material reutilizado – até o papel de parede é feito com velhas folhas de jornal.
“Não trazer mais coisas de outras regiões é o primeiro passo para reduzir o desperdício de embalagens, custos de transporte e combustível. Quando desenvolvo um projeto, costumo visitar não somente as velhas estações de lixo, mas também casas abandonadas nas cidades, os velhos prédios governamentais antes de serem desmontados, escolas abandonadas, etc…”, afirma Nakamura.
O arquiteto, que utiliza materiais considerados lixo para construir algo novo e espetacular – no caso do Kamikatsu Zero Waste Center, o ciclo é perfeito, pois não só foi construído o mais incrível prédio, como um local capaz de alimentar novos aproveitamentos.
Reportagem por Vitor Paiva
Fonte: Hypeness