A Política Nacional de Resíduos Sólidos, na forma da Lei nº 12.305/10, determina como deve ser feita a gestão dos resíduos pelas instituições públicas e privadas. O objetivo dessa lei é preservar o meio ambiente e atribuir responsabilidades, então fica mais fácil entender por que sua empresa precisa implementar a gestão de resíduos.
Antes, a responsabilidade pelo descarte inadequado não estava bem definida, o que mudou com a chegada da lei.
Hoje em dia é do conhecimento de todos, ou deveria ser, que geradores de resíduos, sejam instituições públicas ou privadas, assim como a sociedade em geral, compartilham juntos essa responsabilidade.
As sanções e multas pode chegar a R$ 50 milhões de reais, ou ocasionar a perda da licença para funcionar. Entenda melhor os motivos para implementar essa gestão.
Índice
- Quem deve seguir a Política Nacional de Resíduos?
- Como fazer a gestão de resíduos sólidos?
- Quais os benefícios da Lei dos Resíduos Sólidos para o empresário?
Quem deve seguir a Política Nacional de Resíduos?
Pela lei, as empresas que precisam elaborar um plano de gestão de resíduos são aquelas que:
- geram resíduos perigosos;
- geram resíduos não perigosos em grande volume, o que não é comparável com resíduo doméstico;
- produzem lixo industrial;
- geram resíduos hospitalares;
- produzem resíduos relacionados à extração e ao manuseio de minério.
As organizações que se enquadram nas categorias citadas acima precisam fazer um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Este documento serve para a empresa provar que consegue administrar os resíduos que ela gera.
Além disso, as companhias ainda têm que emitir um documento chamado Manifesto Transporte de Resíduos (MTR). Com isso a empresa assume a responsabilidade pelo transporte do lixo que ela produz.
Como fazer a gestão de resíduos sólidos?
Apesar da Lei nº 12.305/10 obrigar o empreendedor a assumir muitas responsabilidades, existem soluções tecnológicas para uma gestão de resíduos eficiente e sustentável.
A iWASTES oferece essa solução para a sua empresa, já que ela usa a tecnologia para conecta o gerador de resíduos a um transportador qualificado e a um receptor final específico para o tipo de resíduos que a sua organização gera.
Tanto o transportador quanto o receptor final, passam por um criterioso processo de análise de suas licenças ambientais, antes do cadastro na plataforma.
Ajudamos na emissão dos documentos e certificados, assim como disponibilizamos ambos os documentos e também as licenças ambientais. Todo armazenamento é na nuvem (online), para que qualquer pessoa com autorização pode consultar.
Dessa forma, você pode resolver, pelo computador, todas as questões da sua empresa relacionadas à gestão de resíduos, de forma rápida e prática. Além disso, você conta com ajuda de profissionais que são especialistas na Lei nº 12.305/10 e os quais você aciona pelo computador ou celular.
Quais os benefícios da Lei dos Resíduos Sólidos para o empresário?
A destinação adequada dos resíduos beneficia toda a sociedade, já que ajuda a preservar o meio ambiente e incentiva o reuso e a reciclagem.
Entretanto, o empreendedor que faz uma boa gestão dos resíduos sólidos pode ter também benefícios financeiros, já que alguns tipos de resíduos podem ser comercializados. Agora que você entende melhor por que a empresa precisa implementar a gestão de resíduos, entre em contato com a iWASTES para saber como otimizar esse processo na sua empresa, fale com quem é especialista no assunto.
Redação: Fred Vieira
Fonte: iWastes