A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a logística reversa como uma série de ações e procedimentos que objetivam viabilizar uma coleta segura dos resíduos sólidos, restituindo-os ao setor empresarial para reaproveitamento ou destinação final apropriada. Trata-se, portanto, de um processo em que a indústria responsável pela fabricação de determinado produto consiga recolhe-lo para evitar descarte inadequado e poluição do ambiente.
A logística reversa corresponde a um dos instrumentos voltados para a aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, sendo considerada um instrumento de caráter econômico e social que permite a coleta de determinados resíduos para o setor empresarial, de modo que eles tenham a possibilidade de ser reaproveitados no ciclo produtivo.
Qual a importância da logística reversa para as empresas?
Empresas que fazem uso da logística reversa em sua cadeia produtiva contam com a capacidade de acrescentar um maior valor para sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de seu empenho em proporcionar um maior benefício para meio ambiente. Além disso, elas propiciam oportunidades inéditas de negócio, resultando em mais possibilidades de emprego e geração de renda.
No presente contexto, em que a má administração do lixo acarreta em uma série de transtornos para o meio ambiente e prejudica a qualidade de vida das pessoas em várias regiões do planeta, a logística reversa demonstra ser uma excelente oportunidade para analisar e gerenciar as maneiras como os subprodutos de um procedimento produtivo serão descartados ou reintroduzidos ao processo.
Exemplos de logística reversa realizados no Brasil
Hoje em dia, é possível encontrar diversos exemplos da prática de logística reversa no Brasil. O Guaraná Antártica, por exemplo, enfatiza em seus materiais publicitários que as garrafas de seu produto são produzidas com PET reciclada — reaproveitando garrafas que, em vez de serem descartadas, retornaram ao fabricante para serem novamente utilizados em seu ciclo produtivo.
A reciclagem de eletrônicos também é outro excelente exemplo: diversas empresas recebem materiais eletrônicos usados e recolhem lixo especial para dar um destino adequado a eles, evitando que esses resíduos contaminem a água, o solo e o meio ambiente como um todo.
A Dinâmica Ambiental é outro excelente exemplo de empresa que realiza um importante trabalho quando o assunto é a logística reversa. Especializada na área de engenharia reversa, esta é uma empresa 100% nacional que se destaca como referência quando o assunto é descaracterização e destinação correta de produtos inservíveis. Para conhecer mais sobre este trabalho, acesse o site da Dinâmica Ambiental.
Redação: Welliton
Fonte: Ciclo Vivo / De Olho na Engenharia